O que é ASP.NET?


ASP.NET é uma plataforma de desenvolvimento de sites e aplicações web. Criada pela Microsoft com base no .NET Framework oferece um grande leque de características para a provisão de sites. O Visual Studio .NET é a principal ferramenta de desenvolvimento para aplicações na plataforma .NET. É possível ainda criar sites com ferramentas gratuitas com o Visual Web Developer ou com o SharpDeveloper.

Existem implementações de estilos arquiteturais e estruturas específicas em cima do ASP.NET que trazem benefícios e características próprias. As principais estruturas de mercado hoje são ASP.NET WebForms e ASP.NET MVC.

Independentemente do estilo arquitetural, várias problemáticas acompanham a web como a criação de páginas que funcionem em todos os clientes, necessidade de entendimento de infraestrutura e protocolos HTTP / HTTPS, escalabilidade e segurança.

Os sites escritos em .NET comumente recebem a extensão .ASPX tornando fácil sua identificação. O ASP.NET prove de maneira mais eficiente recursos caraterísticos do protocolo HTTP quando hospedado no servidor Internet Information Server (IIS). Mas também pode ser portado para o APACHE com plugings de terceiros.

Hospedadas no IIS, página construídas em sites com ASP.NET WebForms são baseadas em formulários, com dinâmica semelhante à de aplicações Desktop. Assim como plataformas antigas como DELPHI, VB6, o ASP.NET WebForms tem foco na produtividade e na minimização do tempo médio de aprendizado, que pode ser bastante lucrativo, quando a qualidade não é o principal objetivo dos negócios.

Como o ASP.NET funciona sobre a arquitetura do .NET Framework, sua estrutura de funcionamento é baseado no paradigma orientado a objetos. Com isto, suas estruturas são baseadas em objetos com ciclos de vida próprios chamados Controles Web. Poderosos e extensíveis dão suporte a muitas necessidades comuns para aplicações web. Vale deixar claro que quanto maior a Automatização menor é a Flexibilidade, desta forma pode ser bastante penoso fazer extensões nos controles web existentes.

As páginas web funcionam de uma maneira bem peculiar: Toda comunicação é desconectada. Isto cria uma série de complicadores característicos como a complexa manutenção de estado. O ASP.NET WebForms faz automaticamente a manutenção do estado das páginas e controles com um custo de desempenho que deve ser controlado.

O desenvolvimento de páginas ASP.NET possui uma importante característica para separação dos interesses chamada Code-Behind. Com este recurso a página fica totalmente isolada da codificação de seus controles. Esta tecnologia é opcional mas é fortemente recomendada.  Outra tecnologia interessante é a MasterPage. Características visuais comuns a todas às páginas podem ser centralizadas numa masterPage e utilizadas em todas as paginas facilitando a manutenção.

As páginas construídas em ASP.NET possuem estruturas prontas para configuração como os arquivos GLOBAL.ASAX e WEB.CONFIG. Com estes arquivos é possível fazer controles característicos nas solicitações HTTP que chegam ao servidor HTTP, e parâmetros próprios da aplicação como String de Conexão ao banco de dados, nomes de usuários e outros. O Servidor IIS é preparado para entender estes arquivos como especiais. O próprio IIS possui arquivos de configuração como o MACHINE.config que tem características do WEB.config que velem para todas as aplicações web instaladas nele.

Um comentário: