Generics
Generics
é uma tecnologia para criação de tipos dinamicamente em tempo de compilação.
Com a utilização de um truque, o compilador deixa que tipos não sejam
expressamente definidos na classe, e quando a classe for acionada, o tipo é
passado, como um parâmetro.
Esta
tecnologia é muito importante por utilizar menos System.Objects em classes e
até mesmo diminuir o numero de classes na aplicação.Como conseqüência a aplicação
faz menos boxing e unboxing,e também melhoria no desempenho.
Além
de classes genéricas, é possível criar interfaces, delegates e métodos com
parâmetros genéricos.
Veja um exemplo:
Classe genérica
public
class meu_generico
:IList where
T: IDisposable
{
public
T t;
public
U u;
public meu_generico(T t, U u)
{
this.t
= t;
this.u
= u;
}
public void disposeT()
{
this.t.Dispose();
}
#region IDisposable Members
public void Dispose()
{
throw
new NotImplementedException();
}
#endregion
}
Chamada:
meu_generico<int, char> objeto = new
meu_generico<int,
char>(150, 'o');
objeto.disposeT();
Nenhum comentário:
Postar um comentário