Como implantar uma aplicação WCF - Windows Communication Foudation?

Implantando o WCF

 

Quais são os requisitos para utilizar o WCF?

O Windows Communication Foundation é um framework de comunicação da Microsoft que está contido no .NET Framework 3.0. A cada nova versão do .NET o WCF é incrementado para adequar-se as necessidades de mercado. Aplicações mais recentes podem requisitar também versões mais recentes do .NET framework.

É obrigatória a instalação do IIS para utilização do WCF?

Não é obrigatória. As aplicações WCF fornecem serviços que podem ser conectados por outras aplicações. Para prover o serviço, o WCF necessita estar hospedado em algum ambiente adequado. O ambiente para instalação do WCF pode ser uma aplicação Console, um Serviço do Windows ou um Website. Se for um Website e se estiver hospedado no IIS, ele se torna uma dependência da aplicação.

Hospedar uma aplicação no IIS é especialmente benéfico por fornecer uma infraestrutura pré-pronta com capacidade de suportar múltiplas maquinas, logs, controles de tipo de solicitação e etc. 

Se o IIS não estiver devidamente configurado para rodar aplicações ASP.NET será necessária à execução da seguinte linha de comando. Note que as linhas de comando estão utilizando a pasta Framework64. Pode ser necessário o uso da pasta Framework apenas, dependendo do cenário.
C:\Windows\Microsoft.NET\Framework64\v2.0.50727\aspnet_regiis.exe –
Para fazer funcionar o WCF no IIS é obrigatório o uso da seguinte linha de comando:
 
C:\Windows\Microsoft.NET\Framework64\v3.0\Windows Communication Foundation\ServiceModelReg.exe –i


O que são arquivos com a extensão .SVC?

Esta extenção é comum aos serviços web do Windows Communication Foundation. Este documento oferece o contrato necessário para que aplicações clientes possam alcançá-lo e se comunicar.



Como criar um site que hospede o WCF?

Inicialmente, deve-se criar um site comum e apontar para uma pasta do Windows. Nesta pasta devem-se armazenar todos os serviços .SVC do WCF. Após isto, é necessário ligar a Feature Direcory Browsing do IIS para poder navegar no site criado.

Após ligar o Direcory Browsing, abra o site. Deve-se encontrar uma página com pelo menos um arquivo .SVC. Clique em qualquer arquivo .SVC. Isto abria uma página com uma link para um XML que define o contrato de serviço. Se tudo isto acontecer, seu serviço WCF está publicado com sucesso.

Como testar o serviço WCF?

É possível fazer testes nos seus Serviços oferecidos via WCF. Para isto deve-se utilizar uma ferramenta incluída na instalação do Visual Studio, chamada WCF TEST CLIENT. Para encontrar esta ferramenta, entre no diretório

%PROGRAMFILES%\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\IDE\
Ou

%PROGRAMFILES(x86)%\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\IDE\


Como utilizar o WCF Test Client para testar aplicações?

Como utilizar o Distributed Transaction Coordinator (DTC) ?


Transações Atômicas com o Distributed Transaction Coordinator (DTC)

 O que é DTC – Distributed Transaction Coordinator?

                O DTC é uma infraestrutura distribuída de serviços para realização de transações. Ele está disponível no Windows Server 2003 SP1 ou superior. O DTC é especialmente útil em cenários distribuídos com serviços conectados, diferentes bancos de dados, transações com arquivos em disco, message queues entre outros.


Porque utilizar o DTC?

                Quando se cria uma aplicação que persiste dados em banco de dados, fatalmente será necessário o uso de transações atômicas, utilizando BEGIN TRANSACTION, ROLLBACK, COMMIT. Quando se guarda arquivos em disco isto é um pouco mais complicado porque normalmente é tratado manualmente. Se der algum tipo de falha o programador deve saber voltar o ambiente para o último estado estável.  Em cenários com múltiplos bancos de dados ou com aplicações distribuídas em serviços COM, COM+, WebServices ou quaisquer outras tecnologias, o DTC é bastante relevante.
                A Microsoft e empresas terceiras criaram várias aplicações transacionais que implementam o DTC. Desta forma, tanto o SQL Server 2008 quanto o Oracle 9i funcionam de maneira distribuída com o DTC.


Como instalar o DTC?

                O Distributed Transaction Coordinator deve ser configurado em todas as maquinas que envolvam a transação distribuída. Numa aplicação distribuída em 3 camadas, tanto a maquina com a camada de apresentação, quando a de negócios quanto a maquina com o banco de dados devem estar devidamente configuradas.
                A Seguir pode-se ver como configurar o DTC em 6 passos, divididos em 2 partes. A configuração vista a seguir é padrão. Caso existam necessidades específicas de login ou outros detalhes, verifique a documentação oficial em:

1 – Como configurar o DTC – Distributed Transaction Coordinator?

1.1 – Vá no Painel de Controle, Administrative Tools, Component Services

Figura 1- Painel de Controle - Component  Services
  
1.2 – No Component Services, expanda a arvore:
Component Services > Computers > My Computer > Local DTC.
Clique com o botão direito em Local DTC. Após, clique em propriedades.

Figura 2 - Encontrando o DTC no Component Services
 
1.3 – Na tela de propriedades do Local DTC, vá para a guia Security

Figura 3 - Abrindo as propriedades do Component Services

1.4 – Na guia Security do Local DTC, Marque as propriedades abaixo:
·         Network DTC Access
·         Cliente and Administration
o   Allow Remote Clients
o   Allow Remote Administration (não é obrigatório)
·         Transaction Manager Communication
o   Allow Inbound
o   Allow Outbound
o   Mutual Authentication Required
·         Enable SNA LU 6.2 Transactions
Mantenha a área de login, DTC Logon Account, com o usuário padrão.

Figura 4 - Configurando o DTC


2 – Como liberar o Firewall para o DTC – Distributed Transaction Coordinator?
Após configurar o DTC é necessária sua liberação no Firewall de todas as maquinas envolvidas na transação.

2.1 – Vá no Painel de Controle e abra o Windows Firewall. Clique em ‘Allow a program or feature through Windows Firewall’
Figura 5 - Abrindo as configurações do Firewall



2.2 – Aparecerá um tela com uma lista de programas. Selecione o ‘Distributed Transaction Coordinator’, conforme a figura abaixo.
Figura 6 - Criando uma exceção para o uso do DTC no Firewall

Como utilizar o DTC em uma aplicação?

Num próximo Tópico eu exploro os detalhes de como trabalhar Desenvolvendo uma transação que utilize a infraestrutura do Distributed Transaction Coordinator (DTC). Para o momento, deixo o link do MSDN para o classe TransactionScope, base para este cenário: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.transactions.transactionscope.aspx

O Flash Player vai acabar?

O que acontecerá com o Adobe Flash Player?
Com o avanço da convergência tecnológica os dispositivos móveis como celulares e tablets ganharam grande espaço. As TV inteligentes, ou Smart TVs ainda vão entrar na convergência. Além disso a HTML 5 veio para organizar e aprimorar a internet com protocolo HTTP que conhecemos. Manter tecnologias nestes tempos de grandes mudanças pede um desapego incomum.

Mike Chambers, responsavel pela área de desenvolvimento da Abode, afirmou que o Flash Player 11.1 deve ser a ultima versão para dispositivos móveis. É realmente complicado ver o Flash funcionando perfeitamente num celular, até mesmo pelo tamanho de tela. Desenvolver animações ou aplicações também. Mas Mike fala sobre a dificuldade de manter a plataforma disponível pensando em tantas variações de sistemas operacionais e o gerenciamento de energia.

Realmente são muitos desafios. Com certeza é uma decisão difícil para a Adobe, mas necessária. A HTML 5 juntamente com CSS3 e JavaScript5 traz uma gama de possibilidades novas, como animações sofisticadas. Como é o novo padrão de mercado - HTML5 - dá suporte a tecnologia, a Adobe investirá.

Parte desta decisão está na não cooperação da Apple em possibilitar o uso de Flash nos IPhone, IPad, e IEtc.

É importante deixar claro que acabar o Flash Player não significa acabar o Flash. E provavel que o Flash gere aplicações HTML5.

Será um futuro globalizado de padrões abertos e alta interoperabilidade? Vamos ver.


fonte: http://mashable.com/2011/11/11/flash-mobile-dead-adobe/

O que é o Visual Studio LightSwitch 2011?

Microsoft Visual Studio LighSwitch 2011


Esta é uma nova ferramenta da Microsoft para construção rápida de aplicações. RAD, Rapid Application Development, é a base desta ferramenta. Ela é especialmente útil para aplicações comerciais sem grandes customizações.

Com o Visual Studio LightSwitch 2011 é possível conectar a bases de dados SQL Server, Serviços WCF, SharePoint, sem necessidade de codificação. Seu deployment é facilitado para desktop, web ou nuvem(Cloud). Além disso, o LightSwitch gera várias interfaces baseadas em templates, como Details, New Data, Editable Grid, Search e List and Details. Realiza também formatação condicional e exporta para Excel.

O Visual Studio LightSwitch é extensível. Suas estruturas são módulos plugáveis. Se necessário, pode-se desenvolver novos modulos como de acesso ao Bing Maps, Google Maps, Novos acessos, Novas interfaces, etc.

Como é uma aplicação construída com LightSwitch 2011?

Como editar uma aplicação com o LightSwitch?

Qual é a relação entre flexibilidade e automatização?
Acho que esta pergunta é relevante quando se opta por usar uma ferramenta como esta. De maneira geral, quanto mais flexível, menos automática e vice-versa. Desta forma, como esta aplicação é bastante automática, a flexíbilidade deve ser inversamente proporcional.
Este tipo de aplicação possui uma arquitetura pré-moldada que provavelmente não pode ser alterada. Claro que pode-se estender sua estrutura com overrrides e coisas do tipo.
Desta forma, antes de optar por utilizar uma solução deste tipo, leve em consideração o nível de customização desejado. Se for baixo, acredito que o LightSwitch seja adequado.
Como criar uma tela com o LightSwitch?

Onde encontro informações oficiais sobre o LightSwitch 2011?

Entre nos links abaixo para mais informações sobre a ferramenta.

Como adicionar plugins (extensão) ao LightSwitch?

Como traduzir o Windows 7 versão Starter, home basic, home premium, business, professional ou Ultimate?

Como traduzir o Windows 7 para outro idioma: como do Inglês para Português?
Eu estava com um problema e me perguntei: Como alterar o idioma do meu Windows 7? Tentei e um tempo e consegui bem depois. Procurei na internet e achei uma solução que funciona com o Windows 7 se não tiver Service Packs instalados. No meu caso, meu windows 7 estava com SP1. Ainda assim tive uma idéia, que por sorte funcionou!

Como fazer o Vistalizator funcionar no Windows 7?
Até o momento que eu pesquisei, a microsoft não oferecia nenhuma solução para tradução do Windows 7 que me atendesse. Muitas pessoas compram computadores que vem de fábrica com o Windows 7 Starter Edition em Inglês e desejam alterar o idioma. Uma empresa fez uma solução para resolver esta questão. A solução funciona em alguns casos e está disponível no site http://www.froggie.sk/ chamada Vistalizator.

A versão do vistalizator mais atual (03/11/2011) não é capaz de alterar o idioma do Windows 7 SP1 porque, provavelmente, ele verifica o número da versão do windows para saber se é windows 7.
Erro emitido pelo Vistalizator por não suportar a build 7601 do Windows 7

Como instalar um Language Pack no Windows 7?
A microsoft oferece alguns language packs para instalação de alguns idiomas e para algumas versões. Para mais detalhes consulte o site da microsoft. Este link possui alguns detalhes: http://msdn.microsoft.com/en-us/goglobal/ee461121.aspx#Windows7editionsmultilingualsupportsummary

Exemplo: Como traduzir o Windows 7 Starter Edition Service Pack 1 (SP1) para Português?
Windows 7 em Inglês


Passo 1: Compreensão
O Vistalizator não foi criado pela microsoft nem pelo Anselmeit.com. Não podemos garantir funcionamento desta aplicação. Tenha em mente que a execução dos passos a seguir podem danificar o computador, ou causar outras ações indesejadas.

Prossiga somente se você entendeu os riscos e se responsabiliza por qualquer resultado.

Se preferir, crie um backup do seu Windows 7 antes deste procedimento. Pode ser útil caso haja algum problema no decorrer do processo.

Passo 2: Baixe o Vistalizator
Entre o site da http://www.froggie.sk/download.html e faça download o Vistalizator para o Windows 7.

Passo 3: Baixe o Language Pack necessário
Procure no site do http://www.froggie.sk/ o language Pack que você deseja instalar. Se for o Português PT-br, entre na pagina: http://www.froggie.sk/7lp32rtm.html
Logo após, abra o arquivo gerado. Isto gerará um arquivo chamado LP.CAB

Passo 4: Alterar a compatibilidade do vistalizator
Antes de abrir o vistalizator é obrigatório que se altere a compatibilidade da aplicação.
Clique com o botão direito no Vistalizator, Propriedades.
Clique em Compatibility (Compatibilidade) e em Compatibility Mode (Modo de compatibilidade) marque o checkbox Run this program in compatibility mode for (Rodar esta aplicação em modo de compatibilidade para) e selecione Windows 7.
Clicando com o botão direito no Vistalizator, indo em Properties

Clicando em Compatibility, alterando para Windows 7


Passo 5: Abrir o Vistalizator e configurar o language pack
Abra o Vistalizator.
Clique em adicionar idiomas.
Selecione o arquivo LP.CAB, gerado no passo 3.
Na tela que mostra o language pack, clique no modo, alterando-o para Express.
Clique em Instalar idioma.
Tela inicial do Vistalizator 2.40

Tela que exibe o language pack escolhido, configurando o modo Express


Passo 6: Esperar a instalação
A instalação demora em torno de 20 minutos. No decorrer alguns problemas podem acontecer, que podem ou não dafinicar o computador. No meu caso, não danificou.
Instalando o language pack, na primeira etapa, de 4 etapas

Instalando o language pack, na segunda etapa, de 4 etapas

Instalando o language pack, exibindo um erro esperado.


Passo 7: Reiniciar a maquina
Após a finalização da instalação, marque que deseja alterar o idioma da maquina.
Logo após reinicie o computador e seu Windows 7 estará traduzido.
Instalação finalizada. Tela perguntando se deseja alterar para o novo idioma selecionado.

Tela de confirmação de que um novo idioma foi adicionado

O Vistalizator dizendo que é necessário reiniciar o computador para que a atualização de idioma seja refletida

Passo 8: Pronto
Computado com um novo idioma instalado. Idioma Português do Brasil (PT-br)